


“Meu Deus, se me deres a fortuna, não me tires a felicidade; se me deres a força, não me tires a sensatez; se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade”…


Como é considerado o kibe em árabe: Kibe, do árabe “kibbeh” ou “kubbah”, é sem dúvidas o prato mais famoso vindo do Oriente Médio e assim o mais popular em todo o mundo. É tradicional do Líbano, Palestina, Síria e Iraque, por isso é considerado prato nacional nesses países.

“O Rio
Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.” Manuel Bandeira


A arte cusquenha originou se a partir da conquista da Cidade de Cuzco pelos espanhóis, em 1534, quando iniciou se uma nova etapa na história da arte local. A pintura cusquenha surge como arte eclesiástica, com finalidade catequética, ou seja, o intuito de converter a população nativa ao catolicismo.
As artes foram criadas em e catalogadas em sete: na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

